-
Arquitetos: ARM Architecture
- Área: 4500 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Peter Bennetts
-
Fabricantes: Austral Plywood, Fairview Architectural, Mirotone
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Estádio Wanagkura é o novo centro de lazer polivalente de Port Hedland. Seu nome foi escolhido dentre centenas de propstas de locais e significa "turbilhão" na dialeto Kariyarra. O título presta homenagem ao design do Centro, que a arquiteta Sophie Cleland comparou a um padrão ciclônico, criando um "efeito brilhante e oscilante sobre uma paisagem anteriormente plana." O Premier da Austrália Ocidental, Colin Barnett, chamou o Centro de "uma peça espetacular de arquitetura que será um marco para Hedland".
Localizado na região norte de Pilbara, na parte Ocidental australiana, Port Hedland é o mais porto da Austrália, com ligações globais com a China, Europa e Japão. Também é um local de condições climáticas extremas com temporadas de ciclones e temperaturas muito altas durante o verão. Gerir estas condições compõe um desafio para a arquitetura, com edifícios projetados para resistir às condições ciclônicas Região D categoria 2. A indústria de mineração também domina a paisagem e as operações da cidade, proporcionando uma transitoriedade a rotina da população.
A principal entrada da cidade é aérea. A cidade é localizada no topo oeste da Austrália Ocidental e é cercada por um mar de terra vermelha no limite de Pilbara, cidade famosa pela exportação de minérios de ferro. A cidade tem qualidade doméstica, com um layout urbano que é similar ao dos subúrbios de Melbourne. O estádio Wanangkura apresenta uma cobertura com cerca de 3.500 m² que participa significativamente da paisagem da cidade. Escolhemos tratar a cobertura como mais uma fachada e quisemos homenagear o time de futebol da região, o The South Headland Swans cujas cores são preto e branco, criando enormes listras no perfil do telhado. O efeito deste tratamento é impressionante visto de cima, mas é também uma caracteristica importante já que o formato oval da cobertura é visivel a partir do solo e do perímetro oval.
O local do projeto fica no Kevin Scott Oval, na orla da planície de inundação de South Hedlang, um destino importante para os fãs de esportes e participantes de eventos sociais para a comunidade local e para os que trabalham eventualmente na cidade. AFM foi contratado para projetar um esquema para a instalação esportiva polivalente juntamente com o plano diretor para a expansão dos campos de futebol circundantes. O prédio principal abriga uma nova quadra de jogos, uma academia, quadras de squash, áreas de concentração para o time de futebol local e sala de treinamento avançado. Adjacentes ao edifício principal estão as quadras ao ar livre para prática de netball e basquete.
Usando a técnica de pixelagem "halftone", a fachada de entrada dos edifícios funciona como uma imagem compreensível a partir de longas distâncias, mas, em uma inspeção mais próxima, percebe-se a agitação destes pixels. As fachadas posteriores estão de frente ao Kevin Scott Oval, acomodando instalações relacionadas ao longo do oval, incluindo a arquibancada, vestuários e aposentos.
Na elaboração do conceito do projeto, ARM visitou o local e encontrou-se com o Conselho e os participantes do projeto, incluindo vários grupos esportivos e membros da comunidade. O esforço foi feito no sentido de cumprir a todos padrões esportivos e aproveitar efecientemente as oportunidades, como, por exemplo, dividir vestuários. Também a circulação e o acesso precisaram considerar uma gama de variação de espectadores, funcionários, sócios, e times visitantes e locais.